Sunday 27 April 2014

Os pronomes de Objeto direto e Objeto indireto: formas, funções e colocação


Este é possivelmente um dos aspetos da língua portuguesa mais complicados para os estudantes de português como língua estrangeira. É mesmo difícil para os brasileiros, que muitas vezes utilizam estes pronomes de forma parecida aos espanhóis, por causas baseadas na pronúncia deles.
Este grupo de pronomes conhece-se como pronomes átonos, isto é, que a sua pronúncia é “fraca”, por comparação com outros pronomes, por exemplo, os de sujeito, cuja pronúncia é mais forte.

Formas

No seguinte vídeo, fiz uma apresentação das formas deste grupo de pronomes pessoais, que podem contrair-se entre eles nalguns casos. Se o precisares, usa o pause e volta a ver o passo que não percebeste.

Colocação e uso.

Como já diz, os brasileiros tem dúvidas sobre a colocação destes pronomes já que normalmente eles não usam a mesma estrutura dos pronomes quando falam ou escrevem de forma coloquial. A certa altura da sua vida académica, os brasileiros tem de passar um rigoroso teste de língua portuguesa e, é por isso, que na Internet podemos encontrar montes de vídeos que explicam a correta colocação dos pronomes. Este que vos deixo aqui é bom exemplo.

Neste link também podes ler um bom resumo de regras de colocação.
http://www.infoescola.com/portugues/colocacao-pronominal-proclise-mesoclise-enclise/
Nestes links tens uma série de exercícios para praticares
Boa sorte, não é difícil!!!

Wednesday 16 April 2014

Bom Português - O novo acordo ortográfico

O Acordo Ortográfico (AO) da Língua Portuguesa é o diploma que regula e pretende unificar a ortografia da língua portuguesa.
Até os próprios portugueses têm dúvidas sobre as regras ortográficas impostas por este acordo.
BOM PORTUGUÊS é um espaço didáctico para ajudar a falar e a escrever em bom português. É uma secção dentro do programa BOM DIA PORTUGUAL da RTP (Radio Televisão Portuguesa), que já começou a sua emissão em 2012.
Vamos lá ver um exemplo!
Como é que se escreve: “recepção” ou “receção”?

Podemos aceder aqui um playlist do Youtube com todos os vídeos de BOM PORTUGUÊS emitidos pela RTP.

Saber mais

Também, a editora portuguesa Porto Editora tem publicado no seu site muitos recursos gratuitos para aclarar nossas dúvidas.

Saturday 5 April 2014

“Autopsicodiagnose” e os sons /z/ /s/ e /ʃ/


A ortografia está relacionada com a pronúncia das palavras que escrevemos. Vamos trabalhar vários sons que são importantes para falar e escrever bem português.
Descobre os sons /z/ /s/ e /ʃ/ na canção “Autopsicodiagnose” do cantor português Miguel Araújo.
Ouve os primeiros 30 segundos e lê a letra. Repara na ortografia dos diferentes sons:



No anterior documento podes observar também as soluções. Agora responde estas perguntas
  1. Quantas formas há para escribir o son /s/ ?
  2. Como escrevemos o son /z/ nesta canção?
  3. Podes ouvir o son /ʃ/ e reparar em como se escreve?
Agora podes ouvir a cançao completa e seguir praticando

Miguel Araújo Jorge

Aqui tens informação sobre o autor da canção,
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Miguel Costa Pinheiro de Araújo Jorge (Maia, 13 de Julho de 1978) é um músico português.
Foi viver para o Porto com 10 anos. Começou a gostar de música em 1989 e nesse ano recebeu de presente o seu primeiro baixo. Fez parte dos Yellow Lello (onde também estava Marlon com quem toca nos Azeitonas). Depois vieram os Tsé Tsé que lançaram um álbum pela BMG mas que terminaram logo a seguir.
Ficou conhecido como integrante da banda Os Azeitonas, sobre o seu pseudónimo Miguel AJ (ou Miguel Araújo Jorge). Os Azeitonas formaram-se em 2002 numa viagem de faculdade. Decide trocar o baixo pela guitarra para poder cantar ao mesmo tempo. É neste grupo que começa a compor. O álbum de estreia do grupo é editado em 2007 pela Maria records de Rui Veloso.
Em Dezembro de 2007 cria o Blogue do Mendes. Com o seu alter ego Mendes estreia-se ao vivo em 18 de Junho de 2009 [1]. A partir de Fevereiro de 2010 começa a colaborar com João Só [2] e lançam o EP "Não Entres Nesse Comboio Amor" pela Optimus Discos.