Sunday 27 April 2014

Os pronomes de Objeto direto e Objeto indireto: formas, funções e colocação


Este é possivelmente um dos aspetos da língua portuguesa mais complicados para os estudantes de português como língua estrangeira. É mesmo difícil para os brasileiros, que muitas vezes utilizam estes pronomes de forma parecida aos espanhóis, por causas baseadas na pronúncia deles.
Este grupo de pronomes conhece-se como pronomes átonos, isto é, que a sua pronúncia é “fraca”, por comparação com outros pronomes, por exemplo, os de sujeito, cuja pronúncia é mais forte.

Formas

No seguinte vídeo, fiz uma apresentação das formas deste grupo de pronomes pessoais, que podem contrair-se entre eles nalguns casos. Se o precisares, usa o pause e volta a ver o passo que não percebeste.

Colocação e uso.

Como já diz, os brasileiros tem dúvidas sobre a colocação destes pronomes já que normalmente eles não usam a mesma estrutura dos pronomes quando falam ou escrevem de forma coloquial. A certa altura da sua vida académica, os brasileiros tem de passar um rigoroso teste de língua portuguesa e, é por isso, que na Internet podemos encontrar montes de vídeos que explicam a correta colocação dos pronomes. Este que vos deixo aqui é bom exemplo.

Neste link também podes ler um bom resumo de regras de colocação.
http://www.infoescola.com/portugues/colocacao-pronominal-proclise-mesoclise-enclise/
Nestes links tens uma série de exercícios para praticares
Boa sorte, não é difícil!!!

No comments:

Post a Comment